Segunda-feira 23 de Novembro 2015 – 21h30 | Concertos IN FADO – Cláudia Leal (voz) & Bruno Fonseca (guitarra)

23 de Novembro de 2015
21:30

concerto Duetos da Sé - SEGUNDA-FEIRA 23 NOVEMBRO 2015 - 21h30 - IN FADO - CLÁUDIA LEAL e BRUNO FONSECA

 

 

Cláudia Leal nasceu a 20 de Maio de 1979 na freguesia da Cova da Piedade, no concelho de Almada.

Aos 14 anos, conhece o cantor, músico e letrista Benny Pascoal que compõe vários temas para interpretar.

​Em 1994, participa no Festival da Canção Infanto-Juvenil Costa Azul no Teatro Luísa Todi, em Setúbal, é então que o gosto de cantar assume principal papel na sua vida.

Também em 1994 participa no programa radiofónico “Lugar aos Novos” da Rádio Renascença onde após algumas audições é convidada para a gravação de um CD, em conjunto com outros participantes.

Em Maio de 1995, vence o 2º Festival da Canção Infanto-juvenil da Feira Popular de Lisboa e o prémio de melhor intérprete.

Em 1996, a convite do Maestro José Orlando, participa na Final do Festival do Sul no Algarve, onde obtém o 2º lugar na Final do Festival do Sul no Algarve, com um tema do mesmo. Vence também o Festival de Musica Portuguesa de Coina e o prémio de melhor intérprete.

Em 1997, alcança o prémio de 1º classificado e o de melhor interprete no 1º Festival Infanto-Juvenil da Cidade de Elvas.

​Em 1998, descobre uma nova paixão, o Fado. Ganhao concurso “Big Caloiro” do Programa televisivo “Big Show SIC” com o fado “Lágrima” de Amália Rodrigues e Carlos Gonçalves e nesse mesmo ano vence o 1º concurso de Fado Amador do Beato.

Em 1999, vence o 3º Festival da Cidade de Elvas e o prémio de melhor interprete no escalão sénior e em 2000,em parceria com Paco Bandeira apresenta o mesmo festival. No mesmo ano é animadora no programa radiofónico “Manhãs Felizes”, da Rádio Voz de Almada, em conjunto com o profissional José Barata.

Em 2001, vence o 1º Festival da Canção de São João da Valeta em Arcos de Valdevez e o prémio de melhor interpretação.

Em 2002, fica em 3º lugar no concurso o Fado Mora na Feira (Feira Popular de Lisboa). Ainda em 2002 conquista o 1º lugar e melhor intérprete no concurso de Fado Amador da Aldeia da Palhota, no concelho do Barreiro e vence também a 1ª eliminatória do concursoEncontros de Fado de Almada 2002 o que lhe proporciona a participação no programa televisivo “Fátima Lopes” como vencedora da mesma eliminatória.

Em 2004 alcança o 1º lugar no concurso “O Fado Mora em Marvila” e em Outubro desse mesmo ano responde a um apelo televisivo do Programa “Olá Portugal”, em homenagem a Amália Rodrigues, onde canta ao vivo “É Noite Na Mouraria” de Amália Rodrigues.

Em 2005, classifica-se em 2º lugar no 11º Concurso Distrital de Karaoke (Setúbal). No mesmo ano é convidada para dar voz aos desenhos animados da série“Dora A Exploradora”, nos personagens Boot’s e Backpack e na série “Go Diogo Go” na Personagem Alice, ambas da RTP2, onde se mantém até hoje. Deu também voz ao brinquedo “Backpack” da Matel e ao videojogo “Dora A Exploradora” da Concentra. 

A 22 de Dezembro de 2006, na Aula Magna,conquista o 2º lugar na “Grande Noite do Fado de Lisboa”,organizada pela Casa da Imprensa.

Em Março de 2007, participa, a convite do Fadista Dr. Machado Soares, em dois espectáculos de fado, no prestigiado Instituto do Mundo Árabe (IMA), em Paris. No decorrer do mesmo ano, vence o 8º “Concurso de Fadoda Cidade de Odivelas” e o 1º “Concurso de Fado Amador Ribatejo a Cantar”.

Em Outubro do mesmo ano entra para o elenco privativo da Casa de Fados “Marquês da Sé”, em Alfama.

Em Maio de 2008 Canta na “III Gala de Entrega de Prémios Amália” no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra. 

Em 2009 é convidada a dar voz ao projeto “Citânia”,gravando o álbum “Segredos do Mar” editado a Setembro de 2011.

Em 2011, leva o seu Fado até à Suíça, nas cidades de Martigny e Montreux.

Em 2012, canta novamente em terras helvéticas, na Athénée em Genéve e em Montreux.

​No mesmo ano, a convite do Museu Do Fado, em Alfama, canta em várias “Visitas Cantadas”.

​Em Agosto do mesmo ano, canta na exposição “O Fado No Cinema”, no Páteo da Galé (Terreiro do Paço), numa coprodução entre o Museu do Fado e a Cinemateca Portuguesa.

Em Junho 2013, canta no prestigiado, Centro de Arte Harina De Otro Costal, Espanha na cidade de Huelva.

Ainda em 2013, volta ao país que mais vezes a acolheu, Suíça, na prestigiada sala Up Town, na cidade de Genéve e na cidade de Lausane.

​Em Novembro de 2013, Culminando a participação, da Wines Of Portugal, nos dois mais importantes Certames Vínicos da China, a “Hong-Kong International Spirits Fair” e a “Prowine China”, Claudia Leal, a convite da Wines Of Portugal, canta na “Wines of Portugal Gala”, em Xangai (Shangai), na Republica Popular da China.

​Em 2014, canta em vários eventos, no Museu do Fado, EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa.

​No decorrer do ano de 2015, cantou nos seguintes eventos:

​Em Março, no prestigiado Casino de Montreux, na Suíça.

​Em Abril, no “25th Annual Conference Eurashe” , na Casa do Alentejo em Lisboa.

​No evento oficial da “Final da UEFA Futsal Cup”, na Câmara Municipal de Lisboa.

​Em várias “Visitas Cantadas” no Museu do Fado em Lisboa.

​Em Junho, na Visita de Estado, do Presidente da República de Moçambique, Eng. Filipe Nyusi, na Camara Municipal de Lisboa.

​Em setembro, na Visita de Estado do Presidente da República do Senegal, Sr. Macky Sall, na Câmara Municipal de Lisboa.

​A Convite da prestigiada marca de Joalharia Portuguesa “Ama e Coração”, inicia uma parceria de imagem a nível publicitário da marca e enquanto Fadista adota as peças de joalharia “Alma e coração”, como a sua imagem de marca.

Em Outubro, na Cerimónia de abertura e entrega de prémios “World Rescue Challenge”, uma organização  da Câmara Municipal de Lisboa. 

Em Novembro, na Visita de Estado do Presidente da República da Hungria, Rosen Plevneliev, na Câmara Municipal de Lisboa.  

 

| Fado – World Music |