Sábado 17 de Novembro – Joana Manuel (voz) & joão Cabrita / João Hasselberg (saxofone / contrabaixo) | “The child that´s got his own”

17 de Novembro de 2012
23:00

BILLIE HOLIDAY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                The child that’s got his own

 

– Billie Holiday reuniu desde o início as condições e os presságios da vítima. Filha de pais adolescentes e pobres (“quando se é pobre amadurece-se depressa”), demasiado clara para preta, demasiado escura para branca, desperta e esperta e com pêlo na venta, nela se acumulavam os traços da vítima da pobreza, do racismo, do sexismo de homens e mulheres, de vítima do sistema, do abuso, da má-vida, da droga.

De vítima do jazz. Mas a sua voz de rotação errada, o seu timbre de instrumento de sopro amolgado, o seu fraseado genial em que as palavras encarnam num quase nada que é tudo, desmentem que seja uma vítima que ouvimos. E o seu discurso directo, ditado em autobiografia, é o testemunho definitivo de um ser humano livre, digno e inteligente, de uma lucidez desarmante e de uma humanidade com a profundidade do jazz que nos deixou.

Esta noite revisitaremos alguns dos seus temas mais marcantes e espreitaremos a sua vida do lado de dentro, pelas suas próprias palavras, ditadas a William F.Dufty três anos antes da morte. Prematura como ela mesma a previa. “It’s not legit. I do not got a legitimate voice… just as long as it’s mine, though.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − nine =