Quinta-feira, 27 de Junho – 23h | Marcelo Miranda (voz, guitarra, cavaquinho, percussão) & Manuel Mota (voz, guitarra, baixo) -“Tributo a Vinicius de Moraes”

27 de Junho de 2013
23:00

centenário do poetinha
Vinícius de Moraes

A literatura lusófona celebra neste ano de 2013 o centenário do multiarticulador de palavras, Vinicius de Moraes, nascido em 19 de outubro de 1913 no Rio de Janeiro. Vinicius foi diplomata, dramaturgo, jornalista, compositor e um poeta essencialmente lírico que notabilizou‐se pelos seus sonetos. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Ah, o Poetinha… o apelido teria sido coisa de um de seus amigos, o fato é que a coisa pegou. E, pouco antes de seu desenlace, um jornalista quis saber a razão do diminutivo – Vinicius era, ele próprio o maior usuário de diminutivos no Brasil – e o poeta, pilheriando, resumiu mais ou menos assim: “Não sei, deve ter sido coisa de algum marido enciumado”.
Pois é! É tempo de disparar o Centenário de Vinicius de Moraes!
No repertório do duo luso‐brasileiro formado por Manuel Mota e Marcelo Miranda encontramos clássicos como “Garota de Ipanema” e “Samba da Bênção” entre outros êxitos do poetinha compondo um espectáculo sofisticado, equilibrado e de grande interação com a platéia.

jazz, bossa nova, samba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcelo Miranda (voz, guitarras, cavaquinho e percussão)
Nascido numa família de músicos e compositores, aos 15 anos já estava na noite carioca ao lado de grandes nomes da música brasileira.
Em 1990, após temporada na Ilha da Madeira, integrou o grupo “GINGA PURA”, alcançando a marca de mais 100 mil cópias vendidas. Fez concertos por todo o Brasil, chegou ao toplist das rádios e participou de programas de TV de grande audiência nas principais emissoras brasileiras.
Gravou os CDs: “Elas” e “Marcelo Miranda” com músicas originais e consagradas.
Participou de álbuns como: “Eles Cantam Rita Lee”, “Aquarela Brasileira 4” (Emílio Santiago) e “Leve” (Jorge Vercillo).
Entre 1998 e 2007 idealizou e liderou o dinâmico Movimento Musical OutrosSim com a participação de mais de 100 artistas (compositores, cantores, instrumentistas e atores) em que produziu dois CDs com 40 músicas originais e dirigiu diversos concertos em teatros e casa de espetáculo do Rio de Janeiro.
Em Portugal desde 2008, participou dos álbuns “Itinerário Sentimental”, “O Jardineiro da Vida” e “Emoção Atlântica” do poeta brasileiro Márcio Catunda como compositor, cantor, instrumentista e arranjador.
Trabalhou na composição e produção de trilhas musicais para Escola de Dança Ana Manjericão. Produziu em parceria com Pedro Leon o “Bossa Nossa 3” editado pela Sony Portugal.

www.marcelomiranda.com

Chega de saudade… centenário do poetinha Vinícius de Moraes

Manuel Mota (voz, guitarra e baixo elétrico)
Manuel Mota é natural do País de Gales, nascido em 1953. Biólogo de formação, é Professor universitário na Universidade de Évora. No entanto, frequentou durante 6 anos o Conservatório Nacional (Escola de Música) nas classes de piano, guitarra clássica e contrabaixo.
Tem tido uma longa embora irregular carreira de músico, tendo atuado com diversos grupos de pop‐rock, jazz e música brasileira, nomeadamente “A Célula”, o grupo seminal de rock‐progressivo dos anos 70 “Ephedra” (www.ephedraband.com) e “4 Bit Band”, uma banda de covers, revivalista dos anos 50‐60‐70. Desde 2005 atua com regularidade com a banda de blues, “Tó
Bagorro Blues Band”, banda que inicialmente integrava Michel Mounier, o ex‐baterista do Quarteto 1111. Participou como aluno da 1ª escola de jazz do Hot Club de Portugal (1980). Dedica‐se mais recentemente ao estudo da música brasileira, e lecionando um mini‐curso sobre História da Música Popular Brasileira (MPB), com ênfase para a bossa nova. Tem atuado com diversos músicos
brasileiros, nomeadamente, Susan Grey, AnaCris Gil e Marcelo Miranda.

centenariovinicius@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − 9 =