Domingo 27 de Abril 2014, 21h30 | CONCERTOS “IN FADO” – Cristina Andrade (voz) & Jon Luz (voz e guitarra)

27 de Abril de 2014
21:30

“Fui de viela em viela
Numa delas, dei com ela
E quedei-me enfeitiçado…
Sob a luz dum candeeiro,
Estava ali o fado inteiro,
Pois toda ela era fado.
(…)
Era fado mas o fado
Não é sempre o que se pensa.”

“Cristina Andrade sempre foi uma apaixonada pelas artes performativas. A música, de entre todas, foi sempre aquela com que mais se identificou.

Desde que se estreou como fadista,foi seduzida pelo misticismo e ambiência tão sui generis deste estilo musical e não mais abandonou esta sua incursão, nomeadamente no convívio com cantores, músicos e letristas. 

Interessa-lhe sobretudo o cariz emocional e espontâneo do fado, como que se tratasse de uma forma exclusiva do povo português contar a sua história, ou exprimir o que lhe bole na alma.”

“A quantidade de artistas com os quais Jon Luz já colaborou como intérprete e compositor é testemunho do seu talento e generosidade. Como intérprete, participou em formações ou discos de Tito Paris, Uxía, Sara Tavares, Vitorino e António Zambujo, entre outros. Como compositor, criou temas para artistas como Nancy Vieira, Rosa Mestre e até Cesária Évora, cuja canção “Emigue Ingrote”, que podemos ouvir em “Mãe Carinhosa”, o último disco da diva, é uma composição de Jon. Também como compositor, tem trabalhos para cinema e dança contemporânea.

Nascido na ilha de São Vicente, trabalha sobre as tradições da morna e da coladeira, com influências da música portuguesa e da pop. Em seu nome tem um disco, “Farrop d’Poesia”, uma pequena amostra do que tem sido a sua produção criativa ao serviço das músicas de Cabo Verde e Portugal. “

|Fado – World Music|

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × three =